Curiosidades Numéricas na cidade de São Paulo


Pátio do Colégio-Aqui nasceu a cidade de São Paulo
Em 25 de janeiro de 1554 foi realizada em
suas depedências a missa que oficializou o nascimenro da capital paulista.
Situado próximo a praça da Sé,região central da cidade,a primeira construção tinha apenas 90m²,segundo informações históricas,hoje sua área chega a aproximadamente 1000m².



A rua 25 de março recebe cerca de 400 000 pessoas por dia,chegando a aproximadamente 1 000 000 de pessoas na véspera do dia das mães e das festas de fim de ano.
A rua 25 de março e região compreendem 2 500m de extensão.sendo 350 lojas e
3 000 stands em shoppings,galerias e prédios espalhados por 18 ruas.
Além disso,a região possui 2 000 camelôs(74 legalizados) e 150 guardas civis na fiscalização.


O impostômetro está instalado em frente ao pátio do colégio,na região central de São Paulo.No dia 13 de fevereiro às 17h00 era esse valor arrecadado até esse momento(os valores mudam a cada segundo).Veja quanto a população já pagou de impostos em 2010, até essa data e horário:
Cento e quarenta e nove bilhões,quatrocentos e trinta e sete milhões,duzentos e dezoito mil,oitocentos e setenta e um reais e quarenta e oito centavos.

A Matemática do carro Flex



Todo inicio do ano o preço do litro do álcool combustível aumenta de uma forma significativa.Muitas pessoas na hora de abastecer seus carros fazem a opção pelo álcool.Será que financeiramente compensa?
O álcool rende bem menos que a gasolina e nem sempre representa uma economia no final do mês,veja como a Matemática pode ajudá-lo a fazer a opção pelo combustível financeiramente mais vantajoso na hora de abastecer .
Muitos motoristas tem uma calculadora dentro do carro,daí é só pegar o preço do litro do álcool e dividir pelo preço do litro da gasolina,se o resultado for maior que 0,7 é mais vantajoso financeiramente abastecer com gasolina.
Um abraço!!!
Prof.Nivaldo Galvão

Curiosidades Numéricas-Número Capicua

Você sabe o que é um número Capicua??? 


  Um número é chamado de Capicua quando lido da esquerda para direita ou da direita para esquerda representa sempre o mesmo valor,como por exemplo 55 e 363. Para obter um número Capicua a partir de um outro número dado fazemos assim: Por exemplo vamos partir do número 84,invertemos os algarismos ficando 48. Somamos 84 + 48 = 132. Agora 132 + o seu inverso(231) resulta no número 363 que é um número Capicua.
Um abraço!!!
Prof.Nivaldo Galvão